Skip to content

Venda com o Whatsapp: 15 dicas práticas para vender mais com o Whatsapp Business

img-dicas-de-vendas-por-whatsapp-no-b2b

Realizar vendas é indispensável para que qualquer empresa consiga se manter no mercado, inclusive as que atuam como B2B, ou seja, o comércio que se estabelece entre empresas. Buscando facilitar esta ação e permitir que melhores resultados sejam conquistados, a venda pelo WhatsApp Business está sendo uma grande aliada.

Este aplicativo está ganhando cada vez mais espaço entre os pequenos e grandes negócios e isso não acontece somente pela facilidade de comunicação que ele oferece, mas também pelo seu alto potencial de ajudar com as vendas no ambiente digital, fazendo com que não haja horizontes para conquistar seus clientes.

Sem sombra de dúvidas o Whatsapp é uma das grandes tendências de 2022 para as vendas B2B,  mas enganam-se aqueles que pensam que para vender através do Whatsapp não exige estratégias e práticas adequadas. Esqueça a ideia de usar o aplicativo somente para comunicação aleatória com seu círculo de amigos. Você precisa vê-lo como sua ferramenta de trabalho.

Para que esta ideia fique mais clara em sua mente vou lhe apresentar os principais motivos pelos quais você deve começar a fazer venda pelo Whatsapp o quanto antes, para, posteriormente, lhe ensinar as melhores dicas para que realize esta ação com maestria. 

Por que você deve começar a realizar venda pelo Whatsapp agora mesmo? 

Para que você se convença que não deve mais perder tempo e precisa começar a vender através do Whatsapp agora mesmo, preparamos uma lista com os principais motivos que tornam o uso deste aplicativo um de seus principais aliados. Acompanhe abaixo.

  • Você terá praticidade e agilidade no atendimento, aumentando suas chances de fechar bons negócios

Através do Whatsapp, você conseguirá atender seus clientes rapidamente, a qualquer momento, de onde você estiver. O aplicativo lhe permite preparar o envio de mensagens automáticas de acordo com cada interação que seu cliente possa ter, agilizando seu processo de venda e proporcionando uma experiência positiva de seu cliente com sua empresa.

  • Você não irá perder nenhuma interação de seus clientes

É muito fácil perder seu histórico de atendimento através de outras plataformas de comunicação, mas com o uso correto do Whatsapp, será mais simples manter todas as suas conversas, que podem ser acessadas por poucos cliques. 

Inclusive, com a modalidade Business, é possível migrar todo o histórico de conversas e de contatos cadastrados para uma nova conta ou dispositivo, organizando os seus dados para ter sempre um histórico do atendimento de cada cliente. 

  • Você conseguirá ter tudo integrado e aumentar suas chances de vender mais

Atualmente, o Whatsapp se atualizou a ponto de conseguir se integrar com diversas outras plataformas, que também são importantes para o processo de vendas. 

O aplicativo permite ainda que você crie catálogos, listas de transmissões, faça pagamentos e muito mais, tendo acesso a tudo o que precisa com poucos toques na tela, fazendo com que haja mais agilidade no atendimento e aumentando suas chances de fechar negócio.

Como fazer vendas através do Whatsapp?

Agora que você está convencido que o Whatsapp é uma ferramenta que você precisa começar a utilizar o quanto antes para aumentar suas chances de vendas, chegou o momento de aprender a fazer isto da forma correta. 

O primeiro passo é escolher a melhor alternativa do aplicativo, pois sim, ele lhe apresenta mais de uma opção. Com a popularidade crescente do aplicativo de mensagens, os desenvolvedores implementaram duas versões distintas: a versão padrão, utilizada por usuários para se comunicar com amigos e familiares; e a versão WhatsApp Business

Esta última é usada por empresas para se comunicar com seus parceiros e clientes, sendo a melhor opção para aqueles cujo o objetivo é fazer venda pelo Whatsapp.

A vantagem de utilizar uma conta específica para empresas está nos recursos extras que são oferecidos, como a opção de inserir os dados básicos do negócio, link para o site e catálogo de produtos.

Agora chegou o momento de colocar a mão na massa e começar a trabalhar para vender através do aplicativo. Para que você tenha todas as informações necessárias para fazer isto com maestria, preparamos uma sequência com as principais dicas para que você tenha maiores chances de sucesso. 

As 15 dicas de como fazer venda pelo WhatsApp 

Acompanhe abaixo as principais dicas que preparamos para você e esteja alguns passos à frente de seus concorrentes, aumentando suas chances de venda.

 1 – Trabalhe com bons conteúdos

É preciso que você ofereça bons conteúdos para seus clientes. Não existe maneira melhor que iniciar um relacionamento através do Whatsapp que oferecer conteúdo de qualidade. Este é seu ponto de partida para chamar a atenção daqueles que são importantes dentro do seu processo de vendas.

2 – Use o recurso de listas de transmissão a seu favor

As listas de transmissão costumam ser consideradas menos invasivas do que grupos, possibilitando que cada cliente receba os conteúdos que você cria individualmente sem ter que interagir com outros, que não são de seu interesse. 

3 – Tenha o cadastro de seus clientes sempre organizados

Cadastre em seu smartphone o número dos clientes, nome e sobrenome, para que possa realizar um atendimento personalizado a cada um deles, fazendo com que eles se sintam especiais e aumente suas chances de venda pelo Whatsapp.

4 – Não faça contato sem ser autorizado 

Peça permissão ao seu cliente para começar a entrar em contato com ele, para não ser considerado invasivo, aumentando as chances de os conteúdos enviados serem lidos e um negócio ser fechado.

5 – Aplique o funil de vendas

Você vai atender a vários tipos de clientes e cada um deles está em uma etapa diferente no funil de vendas, ou seja, precisam de abordagem e conteúdo específicos. 

6 – Trabalhe com gatilhos mentais

Estes estímulos agem diretamente no cérebro, provocando uma reação nas pessoas. Encontre os melhores gatilhos para serem utilizados nos momentos oportunos e gere contatos cada vez mais engajados.

7 – Crie uma campanha de vendas

Repasse aos seus contatos uma campanha resumida mostrando seus diferenciais ou faça promoções ou ofertas especiais, através de conteúdos bem envolventes.

8 – Utilize o recurso de Status para chamar atenção de seus clientes

O status do Whatsapp é semelhante ao Stories do Instagram e Facebook, sendo uma boa alternativa para ser visto por seus clientes sem precisar iniciar uma conversa propriamente dita. 

9 – Mantenha um visual profissional

Mesmo que a venda não esteja sendo feita de forma física, ainda é importante que apresente uma imagem mais profissional, tendo organização em seus horários de atendimento. Isso passa uma sensação de seriedade e desperta a confiança de seus clientes.

10 – Aproveite o WhatsApp Web

Esta é a versão do aplicativo para desktop e ajuda a gerenciar as atividades, como envio de mensagens e arquivos, com mais facilidade, sendo uma excelente alternativa para facilitar seu dia a dia.

11 – Construa uma audiência através do Instagram e Facebook

Para fazer uma venda pelo Whatsapp precisa saber como integrá-lo ao uso dos demais aplicativos. Para isso, adicione seu contato em suas publicações e use incentivos para o cliente entrar em contato com você no WhatsApp.

12 – Ofereça suporte a seu cliente

É importante que utilize a aplicativo não apenas para vender, mas esteja disponível para responder as dúvidas dos clientes, enviar orçamentos e outros documentos. 

13 – Seja criativo fidelizar seu cliente

Pense em como criar um cronograma de envio de mensagens para administrar os conteúdos que já foram trabalhados e também controlar o funil de vendas de cada cliente, estando disponível no processo de pós venda para aumentar suas chances de fechar novos negócios com este cliente no futuro.

14 – Mantenha uma linguagem de fácil compreensão

Você não precisa conversar com seus clientes com um linguajar culto, com palavras pouco utilizadas no cotidiano, mas também precisa saber que não está conversando com seus amigos pessoais. 

15 – Esteja sempre acompanhando as atualizações do aplicativo

Para trazer cada vez mais benefícios para aqueles que querem realizar venda pelo Whatsapp, o aplicativo está sempre se modernizando, para oferecer as melhores soluções. Esteja de olho.

Uma dica extra é que você sempre acompanhe os conteúdos que nós da Cash Up postamos aqui em nosso Blog, que serão de extrema importância para aqueles que sempre querem fazer venda pelo Whatsapp ou aproveitar as diversas oportunidades oferecidas no mercado para que conquiste um espaço cada vez maior. 

 

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados:
Automação do Processo de Vendas no B2B

Automação de vendas no B2B: é possível?

Saiba como automatizar seu processo de vendas no B2B e precauções Entende-se por automação de vendas, o envolvimento de qualquer ferramenta tecnológica cujo objetivo é automatizar ou facilitar as tarefas

Como motivar a equipe de vendas?

Um dos desafios que gestores encontram para conseguirem manter a empresa em um bom posicionamento no mercado, é motivar sua equipe de vendas e precisam descobrir formas de vencer este
Vendas no Whatsapp para B2B

Whatsapp em B2B e estratégias para vender mais

Conheça algumas estratégias para aproveitar melhor o Whatsapp no B2B e vender mais para seus clientes! Não é mais novidade que as negociações passaram a ser feitas em grande parte