Como o próprio vendedor pode criar um grande diferencial de vendas?
Observe o comportamento de compra dos seus clientes. Se não conseguir, observe-se como sendo o próprio comprador e reflita:
a) Fica triste, sentindo-se enganado assim que descobre que um vendedor mentiu para você?
b) Compraria novamente se o seu fornecedor não fosse confiável, caso tenha outras opções confiáveis?
c) Você fica ansioso quando precisa cobrar uma resposta, que já deveria ter sido respondida, e o outro lado demora, especialmente quando um problema aparece com o pedido, produto ou serviço?
d) Você gosta das pessoas que são mais do que vendedores, por exemplo, aquelas que lhe ajudam a crescer e ensinam algo sobre o produto ou setor delas, agregando novos conhecimentos para facilitar sua vida?
e) Você gosta que lembrem de você no seu aniversário e de uma ligação especialmente para lhe felicitar?
f) Você gosta de estar perto de pessoas pessimistas que só enxergam problemas, sejam eles na política, economia ou concorrência, e que sempre estão reclamando até da empresa para a qual trabalham? E essas pessoas querem que você se anime a gastar seu suado dinheiro com o produto ou serviço que elas vendem.
g) Será que isso já aconteceu com você? Estar precisando de um produto ou serviço e não lembrar mais o nome e contato do vendedor que lhe vendeu algo excelente, mas que, por falta de contatos regulares, foi esquecido, até que, de tanto procurar, você encontra o concorrente dele.
Aprender a ter empatia é se importar com os outros, esse é o princípio mais valioso das pessoas de sucesso. Enfim, um grande diferencial, que é para poucos profissionais da área comercial, é ser especialista em reciprocidade. Ou seja, quem faz o que é bom e certo, cedo ou tarde colherá resultados excelentes.
Marcos Vian
Cash-UP do Brasil Tecnologia
22/julho/2024.
No comment yet, add your voice below!