Não podemos negar que o mais famoso indicador para medir o desempenho do departamento comercial é o valor total das vendas, porém é importante saber que, avaliando apenas o valor total das vendas, estamos comprometendo a eficiência na execução de estratégias.
Para traçar planos e verificar se os mesmos estão surtindo os efeitos desejados, é necessário uma boa base de indicadores de desempenho de vendas, são eles:
- Lucratividade;
- Número de novos clientes;
- Número de clientes contatados;
- Número de clientes orçados;
- Número de clientes faturados;
- Reativação de clientes;
- Venda média por cliente valor e volume;
- % do valor das vendas totais, efetuadas abaixo da tabela de preços;
- % do valor das vendas totais, efetuadas dentro da tabela de preços;
- % do valor das vendas totais, efetuadas acima da tabela de preços;
- Distribuição dos motivos de perdas das vendas ex: preço, prazo de entrega, limite de crédito do cliente;
- Quantidade média de itens diferentes por pedido;
- Valor médio ponderado de venda item por item;
- Curva ABC de clientes com valor das vendas e % de lucratividade;
- Curva ABC de produtos com valor das vendas e % de lucratividade.
Avaliando constantemente esses indicadores (pelo menos semanalmente), você entenderá melhor seu negócio! Essas informações poderão nortear sua estratégia de preços, apontar concentração inadequada de clientes, itens de alto e baixo crescimento, itens em decadência, desempenho individual de vendedores, seja em produção, visitas ou negociação, revelando supostas deficiências e muitas oportunidades.
A equipe cash-UP sabe muito bem como ajudá-lo a obter em tempo real cada um dos indicadores de desempenho, proporcionados pela ferramenta de vendas Cash-UP, desenvolvida para auxiliar os gestores na organização, processo de vendas e análise de indicadores.
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