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Agenda para vendas: como se organizar?

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A organização do tempo é a maior necessidade de qualquer profissional que queira ser bem sucedido, e para ser organizado é necessário disciplina.

Para o vendedor ter uma agenda de vendas, a primeira coisa que ele tem a fazer é respeitar os horários dos clientes. A segunda coisa mais importante é a logística, não importa se for visita pessoal, retorno por telefone ou e-mails, nunca esqueça de considerar o tempo entre um compromisso e outro.

Para a agenda ser realmente útil e não um empecilho, ela deve ser prática e objetiva, não deve ser algo complexo demais. Com tantos compromissos durante o dia, não se pode confiar somente na memória – as anotações mesmo que simples podem ser muito úteis. Por isso, utilize frases curtas, que ajudem a lembrar das informações que você necessita para vender.

Alguns pontos que uma agenda de vendas eficaz deverá conter:

  • Relação de retornos por telefone (follow-up);
  • Orçamentos em aberto;
  • Lista de clientes em ponto de compra (pessoa de contato e telefone);
  • Lista de clientes com visita marcada (endereço, horário, pessoa de contato e telefone);
  • Lista de clientes a contatar (backup), caso algum cliente não possa lhe atender;
  • Manutenção da agenda dos próximos dias;

É importante que você tenha um espaço para estudos:

  • Leitura diária sobre negociação ou vendas (10 minutos).
  • Estudar os diferenciais de sua empresa e produtos.
  • Reavaliar o dia de trabalho, pontos positivos e negativos.
  • Ouvir em seu veículo, áudios que lhe ajudem a negociar ou conhecer melhor produtos.
  • Obedecer a uma agenda torna o seu dia a dia muito mais prazeroso, pois você sentirá que produziu muito mais.

A Agenda do software Cash-UP, é inovadora porque lhe direciona cada vez mais, com alto grau de comprometimento com as vendas: você nunca mais esquecerá um cliente ou prospect e com certeza atenderá muito mais clientes em menor espaço de tempo, canalizando a melhor parte do seu dia para vender mais e melhor.

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