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Whatsapp em B2B e estratégias para vender mais

Vendas no Whatsapp para B2B

Conheça algumas estratégias para aproveitar melhor o Whatsapp no B2B e vender mais para seus clientes!

Não é mais novidade que as negociações passaram a ser feitas em grande parte através de meios digitais.

O uso do Whatsapp em B2B, inclusive, passou a fazer parte da realidade de muitas empresas deste modelo no mercado e já está sendo visto como um dos melhores recursos para fechamento de vendas.

O aplicativo é considerado o preferido de boa parte dos brasileiros para interações de todo o tipo e agora é bastante utilizado no mercado B2C por ser considerado um meio pessoal e ágil de comunicação com os clientes. 

Devido a tamanha popularidade, não é difícil afirmar que seu público está no WhatsApp, independentemente de quem seja. Mas, para conseguir ter sucesso em seu trabalho, é preciso que todo o processo de vendas através do Whatsapp em B2B seja feito da maneira correta.

O que devo levar em consideração antes de começar a fazer vendas pelo WhatsApp?

O primeiro passo que você deve tomar para ter sucesso em qualquer canal de vendas, é avaliar como seus potenciais clientes preferem conversar com sua equipe, pois esta será a melhor forma de fazer contato com este público.

Para que tudo funcione de forma perfeita, você poderá contar com a eficiência do Whatsapp para B2B, mas também é importante que sua empresa utilize vários pontos de contato.

Agora você pode estar se perguntando o motivo pelo qual o WhatsApp pode ser um canal de comunicação bem eficiente para a sua empresa. A resposta está em sua redução do ciclo de vendas com respostas mais rápidas, permitindo uma interação mais próxima com o potencial cliente. 

Quais são os Prós e contras de fazer vendas pelo WhatsApp em B2B?

Já sabemos que o WhatsApp possui vários benefícios para as vendas em B2B, mas existem alguns pontos que você deve ter atenção em relação ao uso deste aplicativo para alavancar seus resultados. 

Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais prós e contras, para que você possa analisar e se adaptar da maneira ideal para alcançar seus objetivos.

Os Prós

  • Você terá agilidade para responder e tirar dúvidas de seus potenciais clientes;
  • Ficará mais próximo de seu potencial cliente durante todo o processo de negociação;
  • Poderá enviar lembretes, compartilhar arquivos e mensagens de áudio sempre que achar necessário.

Os Contras

  • Acabará tendo uma difícil percepção das emoções e reações do potencial cliente;
  • Torna-se mais difícil ganhar a atenção e obter respostas das pessoas;
  • O feed do Whatsapp é um tanto quanto caótico, e exige bastante organização do vendedor para não deixar passar detalhes importantes da negociação;
  • Sentirá a falta de controle e registro das informações da conversa.

Agora basta analisar todos os contras e ver como você poderá lidar com isso para começar a aproveitar o WhatsApp em B2B. Bastarão alguns pequenos ajustes para que o aplicativo possa ser bem aproveitado em suas vendas.

Utilizando WhatsApp no B2B de forma eficiente 

É importante destacarmos que o uso do WhatsApp em B2B é mais indicado para conversar com os potenciais clientes que estejam mais avançados no funil de vendas, com o intuito de estreitar o relacionamento com os mesmos.  Ele funciona muito bem como um complemento para todos os canais de comunicação. 

Para que tudo seja feito da maneira perfeita, você deverá seguir os quatro passos apresentados abaixo:

  • 1 – Realizar o primeiro contato, como uma forma de agendar um horário para ligação ou somente para mostrar que também está disponível por este canal;
  • 2 – Nutrir e qualificar os potenciais clientes, compartilhando conteúdos relacionados a solução que você vende, assim como informações sobre a sua empresa, de forma bastante dinâmica;
  • 3 – Fazer follow-ups mais rápidos, acompanhando seus clientes durante o processo de vendas.
  • 4 – Apoiar o fechamento das vendas, junto aos demais canais de comunicação.

Vale ressaltar o quanto é importante a organização do vendedor para realizar o atendimento com o aplicativo. De fato, não é uma tarefa fácil manter as informações centralizadas para futuras consultas e à mão para gestores e demais interessados dentro da empresa. 

O uso sistemático do CRM será um grande aliado nesta nova realidade, sendo imprescindível a alimentação manual do sistema ou, no caso do software BusinessTalk da Cash-UP, uma automatização desta tarefa.

 

5 dicas para montar uma boa estratégia para uso de Whatsapp em B2B

Para que consiga resultados eficazes, preparamos cinco dicas de ouro, que o farão se destacar perante outras empresas ao utilizar o Whatsapp em B2B e desfrutar de todos os seus benefícios.

1. Procure ser mais pessoal ao fazer contato com seu cliente

É importante buscar atender seu cliente de forma mais pessoal, personalizada. Use o primeiro nome do contato no início da mensagem e mande algo que realmente possa interessá-lo, mas não deixe de lado sua postura profissional, com seriedade na medida.

2. Não envie conteúdos inúteis a seu público

O envio de certos conteúdos através do Whatsapp em B2B, também pode ser considerado como spam. É importante que crie conteúdos relevantes, que realmente farão a diferença para seu público, mas não faça envios de forma massinha. Mantenha o seu fluxo de publicações baixo, mas marcante.

3. Crie um planejamento estratégico

Assim como em qualquer uma de suas ações, você deverá ter um bom planejamento para ter sucesso com o Whatsapp em B2B. Estabeleça os tipos de conteúdo a serem enviados, os horários das publicações e as situações que motivam o envio desta mensagem. 

4. Mantenha contato com quem já é seu cliente

Utilize o aplicativo para se conectar com usuários que já são seus clientes e que deram algum tipo de permissão para você lhes enviar mensagens, para aumentar suas chances de ser lembrado e poder continuar a fazer vendas no futuro.

5. Realize suas vendas diretamente pelo Whatsapp

Para que suas vendas possam ser feitas diretamente pelo aplicativo, é importante que crie um catálogo com seus produtos (que só poderá ser feito pelo WhatsApp Business) e, por meio das mensagens, dê a eles a oportunidade de conferir a disponibilidade dos artigos e a opção de reservar um produto e efetuar o pagamento para sua empresa.

Agora, para realmente se destacar no mercado e aproveitar cada vez mais as estratégias de vendas pelo Whatsapp em B2B, é importante que continue acompanhando os conteúdos que oferecemos aqui e compartilhe com sua equipe. 

 

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