Skip to content

Como motivar a equipe de vendas?

img-equipe-de-vendas-motivada

Um dos desafios que gestores encontram para conseguirem manter a empresa em um bom posicionamento no mercado, é motivar sua equipe de vendas e precisam descobrir formas de vencer este obstáculo.

Sabemos que essa é uma tarefa bastante complexa, vista como um ócio do ofício, mas a visão pode ser outra quando se tem acesso às informações corretas, que mudarão sua forma de trabalhar. 

Conseguir motivar sua equipe pode ser algo prazeroso e que melhorará seus resultados, desde que seja feito da maneira correta. Tudo o que você precisa saber para alcançar preparamos neste objetivo está neste artigo. Acompanhe.

 

Qual a importância de motivar a equipe de vendas?

Fazer com que sua equipe de vendas queira alcançar bons resultados é realmente desafiador, mas precisar lidar com funcionários desmotivados é ainda mais difícil. 

Saber a forma correta de motivar uma equipe pode ser vista como uma tarefa de sobrevivência para uma empresa, que verá os resultados no ambiente de trabalho e em valor financeiro.

Saber valorizar um funcionário é muito importante e o primeiro passo para isso é trazer a motivação que eles necessitam, mostrando que não precisam se sentir sozinhos e também irão ganhar com os melhores resultados da empresa. 

Ao motivar sua equipe de vendas, você contará com diversas vantagens, tais como:

  • Melhores resultados nas vendas;
  • A empresa se tornará referência como um bom local para se trabalhar, fazendo com que bons profissionais queiram integrar a equipe;
  • Terá um bom ambiente de trabalho;
  • Haverá uma competitividade saudável;
  • Crescimento em seu mercado de atuação.

 

Como motivar sua equipe de vendas

Para conseguir motivar a equipe de vendas, não basta apenas oferecer maiores comissões, um ambiente bonito e limpo para se trabalhar, bons recursos tecnológicos. Vai muito além disso e precisa ser feito pensando a longo prazo. 

Vamos então conhecer as tarefas práticas que precisam ser feitas para que possa criar uma equipe motivada, a ponto de manter esse estado de espírito por um bom tempo? 

Equipe de Vendas Motivada
Uma equipe de vendas motivada é uma das peças mais importantes para o sucesso da empresa como um todo

Procure motivar pelo exemplo

Indicamos que sempre comece a motivar sua equipe de vendas através exemplo, sendo um bom líder, estando 100% comprometido em desenvolver-se pessoalmente, ter um bom relacionamento com os demais profissionais, com uma visão igualitária. 

A empolgação do dono, ou do gestor, precisam ser o ponto de partida para que todos se sintam da mesma forma, mostrando-se sempre otimista em relação ao futuro, sem demonstrar sentimentos negativos. 

Saiba valorizar o trabalho em equipe

Para conseguir motivar uma equipe de vendas é preciso dar o reconhecimento merecido no trabalho executado por cada um, lembrando sempre que é a união que faz a força e o empenho de todos é importante.

Comece a estabelecer recompensas, como curso ou treinamento, ou até um dia de folga ou um jantar em restaurante bacana, para aqueles que cumprem suas funções com maestria.

Isso os fará querer ir cada vez mais atrás de bons resultados, pois saberão que, além de serem devidamente reconhecidos por um gestor exemplar, ainda ganharão pequenos presentes, que mudam sua forma de encarar o trabalho.

Crie um ambiente de trabalho com mais liberdade

Ninguém quer se sentir preso, ainda mais em um local onde passará a maior parte das horas do seu dia. Sua equipe de vendas também é assim e sempre estão em busca de liberdade para exercerem suas funções.

Foque na obtenção de resultados, mas deixe os funcionários confortáveis e livres para delimitar suas rotinas para chegar aos números desejados. É claro que pode estabelecer compromissos com horários agendados, como uma reunião, mas isso não deve ser durante toda a semana. 

Tenha uma comunicação transparente

Ter um diálogo transparente é muito importante, sendo considerado um dos pilares da motivação de uma equipe de vendas. Todos precisam ter voz ativa e os líderes devem se posicionar de maneira clara e objetiva. 

Toda a equipe precisa estar diariamente envolvida, expressando sua opinião e sugerir melhorias no processo de vendas, tendo em vista que esse mercado muda o tempo todo. 

Conheça sua equipe de vendas

Não há como motivar uma equipe de vendas sem conhecer seus membros. Busque saber o que eles desejam, quais perspectivas buscam encontrar no trabalho.

Analise as dificuldades de cada um, buscando maneiras de ajudar, e reconheça todos os pontos fortes, trabalhando para dar destaque a eles. É assim que se cria uma equipe preparada para lidar com um mercado tão competitivo. 

Separe as tarefas de acordo com a aptidão de cada um. Dessa forma, você conseguirá ver que em breve a empresa irá alavancar seus resultados de forma surpreendente.

Motivar uma equipe de vendas não é impossível e o processo para chegar a um bom patamar pode ser interessante quando bem executado. E você pode encontrar muitas outras dicas para fazer uma boa gestão aqui no blog da Cash-Up, tornando-se cada vez mais preparado para liderar grandes empresas e conseguir resultados à altura.

 

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados:
Automação do Processo de Vendas no B2B

Automação de vendas no B2B: é possível?

Saiba como automatizar seu processo de vendas no B2B e precauções Entende-se por automação de vendas, o envolvimento de qualquer ferramenta tecnológica cujo objetivo é automatizar ou facilitar as tarefas
Vendas no Whatsapp para B2B

Whatsapp em B2B e estratégias para vender mais

Conheça algumas estratégias para aproveitar melhor o Whatsapp no B2B e vender mais para seus clientes! Não é mais novidade que as negociações passaram a ser feitas em grande parte

Como vender no B2B em 2022

Pensar no futuro, o motiva ou assusta? Todos sabemos que é impossível prever com exatidão o que vai acontecer, mas precisamos tentar nos preparar da melhor formas, principalmente aqueles cujo