Skip to content

Como funciona a ecologia dos negócios?

Ecologia dos negócios

Não, esse texto não é sobre preservação da natureza, esse texto é sobre como as empresas surgem e desaparecem

 

Se observarmos com atenção, fazendo uma breve reflexão, setores inteiros que surgiram e desapareceram nos últimos.

Se você tem mais de 35 anos, você lembra de ir à locadora pegar um “DVD lançamento”, revelar uma fotografia, utilizar as listas amarelas ao lado do seu telefone fixo, imprimir seus catálogos da firma na gráfica, só para ficarmos em alguns exemplos.

A certeza que temos é que as coisas evoluem, todos os exemplos acima você lembrou também dos serviços ou produtos que você consome hoje que os “substituíram”.

Exatamente, substituíram: a necessidade de entretenimento, de guardar recordações, de demonstrar um produto mudaram com o tempo, e vão continuar assim, não espere estabilidade no seu setor.

 

O que acontecerá daqui a 5 ou 10 anos no seu setor de atividade? 💭Sim, é preciso refletir, pois isso precisa fazer parte da sua estratégia empresarial.

 

Vejamos o seguinte exemplo: a pandemia da covid-19 fez uma verdadeira revolução na vida empresarial, o trabalho remoto em um período curtíssimo se tornou obrigatório e hoje dezenas de escritórios ou prédios inteiros estão vazios e sem inquilinos, mesmo depois da pandemia ter acabado, aquilo que era um bom investimento se tornou em vários casos um verdadeiro “mico” com altos custos e retornos pífios.

A ecologia dos negócios essa sim você deve ficar preocupado e agir, mas como?

Faça uma reflexão mais profunda, não tente ser adivinho, mas entenda:

  • Você não terá que mudar somente o jeito que você vende;
  • Você talvez precise mudar o que você vende;
  • A empresa que mais fatura com mídia do mundo não possui nenhum artista;
  • A maior empresa de transporte de passageiros não tem um veículo operacional;
  • A maior de locadora de imóveis não possui um único imóvel;
  • Os bancos que mais crescem não possuem agências físicas;

 

Olhar para a sua concorrência pode lhe trazer uma visão tática de embate pela sobrevivência do dia a dia, porém observar o comportamento dos seus #clientes, suas necessidades bem como as novas tecnologias podem trazer verdadeiros insights sobre o #negócio. Muitas vezes, vendê-lo e iniciar do zero outro empreendimento com mais futuro e sobrevida pode ser uma alternativa.

Conheci um amigo que vendeu um apartamento para comprar um ponto de táxi, por isso, antes de mudar de forma radical observe atentamente e procure ajuda para avaliar o seu negócio, mas não durma em cima da sua “máquina de escrever” (risos).

O que mais mata #empresas atualmente: a grande teimosia de gestores com um ego sedento por alguém que concorde sempre com ele, enquanto todos enxergam o barco afundar, ele está com a razão, mas cada vez mais sem dinheiro em caixa, receita do caos.

 

“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.”

                                                                                                                                                Provérbios 11:14

 

Sucesso,

Marcos Vian

Siga nossas redes sociais!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Vendedor é quem cria o diferencial!

Como o próprio vendedor pode criar um grande diferencial de vendas? Observe o comportamento de compra dos seus clientes. Se não conseguir, observe-se como sendo o próprio comprador e reflita:

O Foco Ideal do Negócio!

Existem vários pontos de atenção numa empresa, e todos têm a sua importância. O ponto mais importante são as pessoas que geram resultados, me refiro àqueles profissionais comprometidos. Para permanecerem

Encontre os seus novos diamantes (clientes)

Em muitos negócios só se pensa em prospecção quando a venda diminui ou quando se perdem clientes importantes. Nessas situações, surge alguém na gestão com a ideia da prospecção, porém,