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Automação de vendas no B2B: é possível?

Automação do Processo de Vendas no B2B

Saiba como automatizar seu processo de vendas no B2B e precauções

Entende-se por automação de vendas, o envolvimento de qualquer ferramenta tecnológica cujo objetivo é automatizar ou facilitar as tarefas manuais para que seja realizada uma operação comercial, permitindo que seja eliminada a maior parte das tarefas burocráticas, que não constroem nenhum tipo de relacionamento ou tenha uma interação direta.

Existem muitos pontos que precisam ser compreendidos sobre um processo de automação, que está ganhando cada vez mais espaço no mercado e, aqueles que ainda não aderiram, acabam sendo deixados para trás no mercado de vendas B2B.

Então vamos lhe explicar o que é uma automação de vendas, como ela funciona e as melhores maneiras de adaptá-las a seu negócio, para que sua margem de venda se torne cada vez maior e seu tempo possa ser otimizado da melhor maneira.

Mas o que realmente é um processo de automação de vendas?

Vamos começar entendendo exatamente o que este termo quer dizer, partindo do pressuposto que ainda pode trazer dúvidas para muitas pessoas. A automação de vendas faz uso da tecnologia para se desfazer de tarefas manuais repetitivas, automatizando-as para que a equipe de vendas se concentre mais no atendimento, trazendo uma ótima experiência aos clientes.

Não há dúvidas que, atualmente, já não existe mais espaço para desperdício de tempo. As pessoas estão cada vez mais imediatistas e seu cliente tem aversão a esperar. Por isso, tarefas burocráticas acabam tomando preciosas horas de seu dia.

Esta dificuldade pode ser solucionada com a automação de vendas, que irá reduzir tempo gasto com estas atividades, influenciando diretamente na decisão de compra nas empresas B2B.

Essa automação ainda permite que os vendedores em B2B tenham mais controle sobre cada conta, ajudando-os a criar mais conversas de valor com compradores qualificados, aumentando assim sua proporção de fechamento.

Os benefícios obtidos com a automação de vendas

Quando a automação de vendas é feita da maneira correta, alguns benefícios serão percebidos quase que de imediato, provando que o processo de adaptação a esta nova realidade vale a pena.

Esses benefícios são:

  • Aumento da produtividade;
  • Mais eficiência em vendas;
  • Ocorre uma redução de custos;
  • Você conseguirá abranger todo o processo de vendas;
  • Terá mais otimização de seu tempo;
  • Conseguirá eliminar erros;
  • Terá uma visão mais analítica do processo de vendas;
  • Conseguirá fazer previsões mais assertivas;
  • Poderá centralizar os dados;
  • Facilitará a comunicação entre os departamentos;
  • Haverá mais interação com potenciais clientes;
  • Conseguirá segmentar melhor seus clientes;

Esses pontos são buscados com frequência no mercado B2B. Se você conseguir desenvolvê-los através de um processo de automação de vendas, terá conquistado um amplo espaço, à frente de seus concorrentes.

Como usar a automação de vendas em B2B?

Existem muitas formas de utilizar a automação de vendas, mas vamos lhe apresentar as que serão mais úteis em seu trabalho com B2B. Fique atento às dicas abaixo.

A automação de vendas para priorização de leads

Com a automação é possível rastrear automaticamente as ações de seus clientes em potencial e o envolvimento com sua empresa. Com isso, você conseguirá analisar qual é o momento apropriado para abordá-los.

Atualmente, você consegue até fazer o gerenciamento de leads com base em inteligência artificial, avaliando e priorizando os potenciais clientes com base em especificações diferentes, focando sempre naqueles que são mais promissores.

A automação para gestão de vendas 

É necessário atenção ao utilizar automação para gestão da venda no B2B. A maior parte deste tipo de venda depende da interferência direta do vendedor em direção ao fechamento, buscando resolver proativamente o problema do cliente.

Se a venda é importante nunca delegue a tarefa para a máquina.

Usar a automação para realização de tarefas burocráticas, resolver processos internos, agendamentos, gerenciamento de negociação, análises e CRM, como o próprio Cash-UP, podem ser um grande aliado para o aumento no fechamento de negócios, diminui o ciclo de vendas e reduz o tempo da negociação, através de recursos para que os vendedores acompanhem cada oportunidade em seus pipelines, verificando em tempo real quando um potencial cliente fica parado em algum estágio, para poder aplicar ações para reverter a situação.

Automação para atualização do pitch de vendas

Já existem sistemas de automação de vendas que fornecem a opção de gravar as ligações, que podem ser ouvidas e analisadas pelos vendedores, para ver quais são os pontos altos de seus argumentos de vendas e quais partes têm menor impacto, podendo adaptar suas estratégias de negociações.

Não há dúvidas de que os processo de automação tendem a fazer com que suas vendas cresçam de maneira considerável, não é? Mas uma dica preciosa para que tudo isso aconteça de maneira mais natural, é convencer sua equipe de que bons resultados serão colhidos.

Todos precisam estar de acordo e motivados com as mudanças que virão, para se empenharem no trabalho a ponto de conseguirem aplicar os processos de automação de vendas da melhor maneira.

O gestor da equipe precisa estar sempre por dentro de todas as novidades do mercado, oferecendo o que há de melhor aos funcionários e clientes. Para que isso aconteça, recomendamos que acompanhe os demais conteúdos presentes aqui no blog.

A Cash-UP poderá lhe apresentar as melhores soluções no que diz respeito a processos de automação de vendas, portanto, não deixe de fazer contato conosco. Nossa equipe está preparada para lhe atender da melhor forma.

 

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